![]() |
Cristo na casa de seus pais ('A carpintaria') Sir John Everett Millais CONSERVADORES BRASIL |
O conservadorismo busca a verdade que emergiu ao longo do tempo, extraindo das fontes profundas da experiência humana, e constrói novamente em fundações que têm resistido aos testes do tempo. Promove a ordem e o florescimento dos seres humanos à medida que vivem em relação uns com os outros. Estamos unidos no contrato eterno entre os mortos, os vivos e os que ainda não nasceram.
O conservadorismo está enraizado no reconhecimento de que Deus é nosso Criador e que a alma humana peregrina por este reino em direção à sua realização transcendente eterna. Todos nós somos seres humanos imperfeitos que precisam de redenção, capazes de grande mal, bem como de grande bem.
Como o homem é falível por natureza, o conservador busca limitar o dano que pode ser causado pelo abuso de poder, limitando sua concentração.
O conservador promove a plenitude do potencial humano ao proteger a liberdade e a dignidade de cada pessoa, reconhecendo que responsabilidade vem com liberdade. Direitos e deveres estão sempre ligados.
Para o conservador, cada homem e mulher é igual em dignidade e igual perante a lei, mas gloriosamente individual e desiguais em talentos, aptidões e resultados. O conservador celebra a singularidade dos indivíduos e não nivela para eliminar diferenças.
O conservador honra a família como o bloco de construção essencial da civilização, a casa de culto como o locus para formar a cultura e a comunidade como a matriz para a interação humana. Cultura e comunidade crescem a partir de relacionamentos e afinidades ao longo do tempo, enraizados no lugar. Os conservadores valorizam a rica diversidade de relações, organizações e associações privadas que constituem a sociedade civil e as instituições intermediárias.
O conservador valoriza a subsidiariedade porque sabemos que muitas das melhores soluções para os problemas humanos se encontram no nível mais próximo do indivíduo. Promovemos cuidados locais e pessoais para pessoas necessitadas, de preferência cara a cara com alguém cujo nome conhecemos. Acreditamos que a transformação humana ocorre melhor no contexto de um relacionamento pessoal e amoroso, com responsabilidade, ao longo do tempo.
O conservador está mais preocupado com a cultura do que com a política, porque o domínio político é derivado, não primário, da existência humana. Os problemas políticos estão em sua raiz, os problemas morais e espirituais, que se confundem com o domínio econômico. A mudança política está enraizada na mudança cultural.
Os conservadores acreditam que cuidar do próximo é tão importante que não deve ser deixado para o governo. A única coisa que o governo não pode fazer é amar. É isso que somos chamados a fazer no setor privado, com nosso próprio tempo, talento e tesouro.
O conservador acredita que o Verdadeiro, o Bom e o Belo estão inter-relacionados e que todas as coisas são comparadas a esses três transcendentais.
Acreditamos que existe a verdade, que é conhecível e que é nosso dever buscar a verdade e vivê-la por toda a vida. O conservador acredita que as virtudes da Prudência, Justiça, Fortitude e Temperança devem ser praticadas tanto na vida privada quanto na pública. Acreditamos que virtudes, não valores, definem a alma humana.
Acreditamos que o amor é a motivação mais elevada da pessoa humana e que o propósito da própria vida é conhecer a Deus, amá-lo e servi-lo, e amar nosso próximo como a nós mesmos. Nossa satisfação final está na transcendência do amor.
Por Barbara J. Elliott
SITE: The Imaginative Conservative
CONSERVADORES BRASIL
Comentários
Postar um comentário